Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Contribuinte Pode Doar ao Clique Esperança com Isenção no Imposto de Renda

    Embasado pelo artigo 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que permite aos contribuintes deduzir do imposto devido, na declaração do Imposto sobre a Renda, o total das doações feitas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, nacional, estadual ou municipal, o projeto Clique Esperança é um instrumento de políticas e programas de promoção e defesa dos direitos das crianças e do adolescente pelo qual o contribuinte faz uma doação a qualquer uma das 61 entidades cadastradas e que estão aptas a receber o recurso.

    O valor doado deduzido do imposto de renda é convertido em ações de combate ao enfrentamento ao trabalho infantil, a exploração sexual, a situação de crianças na rua, programas de atendimento a crianças e adolescentes, orientações e apoio familiar, entre outras.

    Podem ser feitas doações de até 6% do imposto de pessoas físicas baseadas na declaração de ajuste anual no modelo completo e 1% de pessoas jurídicas conforme a apuração mensal do lucro real. É importante ressaltar que a contribuição é feita sobre o imposto devido e não sobre o imposto a pagar.

    “Durante todo o ano, fazemos a fiscalização da aplicação desses recursos que são fundamentais para a manutenção dos serviços oferecidos por essas instituições à sociedade. Além disso, para dar mais transparência ao processo, o contribuinte tem autonomia para acompanhar a utilização do montante repassado às entidades”, explica a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Silvana Silveira Pereira.

    O procedimento para efetuar a doação é muito simples. Primeiro, o contribuinte define o valor e a qual entidade quer beneficiar. Logo após, é gerado um boleto que pode ser pago em qualquer agência bancária. O recibo emitido após o pagamento é o documento que valida a dedução do imposto de renda.

    Para participar basta acessar o site www.cliqueesperanca.org

    O Clique Esperança, desde sua criação em 2009 é desenvolvido através da parceria da SAS com o CMDCA e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Mato Grosso do Sul (Sescon/MS).

    FMIA

    Criado em 1992 por meio da Lei nº 2.898, o Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência é o órgão responsável pelo repasse dos recursos obtidos com as doações para as instituições da cidade.

    Fonte: www.capital.ms.gov.br

    • Publicações4050
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contribuinte-pode-doar-ao-clique-esperanca-com-isencao-no-imposto-de-renda/114916744

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)